Política de Ética e Sustentabilidade

A Plataforma é uma agência de comunicação e marketing orientada sob o propósito de cuidar das pessoas e do planeta. Diariamente, ajudamos organizações e marcas a serem melhores, comunicando as suas histórias através do Marketing, da Comunicação e Relações Públicas, do Design/Branding, do Desenvolvimento Web e/ou da Organização de Eventos. 

Acreditamos que nossas atividades (próprias, mas também as dos nossos clientes) devem inspirar mudanças sociais e de comportamento positivas para um mundo e estilos de vida melhores, que tornem o futuro ainda mais limpo, mais verde e mais justo – um mundo do qual todos nós nos possamos orgulhar. 

Embora nunca tenhamos realizado um estudo exaustivo (além do cálculo da nossa pegada pessoal) ao impacto que a nossa atividade profissional tem no ambiente, e consequentemente na sociedade, temos noção de que já demos alguns passos importantes no sentindo de sermos ainda mais conscientes e ainda mais sustentáveis: 

  • Imprimimos só o estritamente necessário, sendo que na maioria das vezes os documentos impressos de destinam à utilização de/junto de terceiros. 
  • Embora seja sabido que o consumo de energia utilizada pela WEB corresponde ao consumo de um país como a Dinamarca (ou ainda mais), privilegiamos o digital, pois este continua a ser o melhor meio de que dispomos para que possamos reduzir em outros recursos (como papel, plástico, etc). Intimamente comprometidos em reduzir também o nosso consumo no digital, transferimos arquivos grandes através de plataformas que excluem os dados uma semana após o envio e certificamos-nos que não enviamos emails irrelevantes. O armazenamento local, bem gerido, continua a ser a nossa opção preferida para evitar usos desnecessários. 
  • Reutilizamos papel de antigos arquivos, antes de os reciclarmos. 
  • A reciclagem dos restantes detritos recicláveis é igualmente um prática já estalecida na agência e seguida por todos os elementos. 
  • Alguns materiais (como caixas de encomendas de fornecedores) são muitas evzes devolvidas aos mesmos de forma a que o packaging possa ser reutilizado. 
  • Adquirimos os nossos produtos tecnológicos em 2ª mão. 
  • A iluminação dos nossos escritórios é toda LED. 
  • Quando saímos em trabalho, priveligiamos o carpooling, o que se tornou num elemento fortalecedor da equipa. 

Na Plataforma consideramos que as empresas e marcas devem pensar de forma diferente em tudo o que fazem. Nesse sentido, estamos comprometidos em apresentar sempre abordagens sustentáveis, desde políticas sobre como consumem e/ou descartam as coisas no local de trabalho a ser ‘carbono zero’. 

Reconhecendo que temos a responsabilidade de conservar e proteger o meio ambiente, estamos empenhados em minimizar o nosso impacto ambiental, melhorando, continuamente, o nosso desempenho ambiental como parte integrante de nossa estratégia. 

Trabalhamos para que as nossas práticas comerciais respeitem o planeta, mas sejam igualmente conduzidas com integridade ética, honestidade e respeito pelas pessoas impactadas pelas nossas atividades. Por isso, na Plataforma, não trabalhamos com clientes que promovem diretamente: 

  • Combustíveis fósseis ou iniciativas emissoras de grandes quantidades de carbono, sem uma visão verdadeira e confirmação científica de que a iniciativa tem bases para sustentáveis integras; 
  • Um histórico comprovado de lobby contra o meio ambiente; 
  • Um histórico comprovado de lobby contra mudanças positivas; 
  • Armas, munições e conflitos; 
  • Discriminação ou extremismo; 
  • Jogos de azar, tabaco ou produtos não saudáveis voltados para crianças; 
  • Serviços financeiros predatórios, como agiotas; 
  • Qualquer discriminação conhecida contra comunidades menos representadas. 

Entendemos que os nossos valores nem sempre são fáceis de serem seguidos e que, por isso, não existe nenhuma empresa “perfeita”. É necessário dar um passo de cada vez, procurando encontrar o equilíbrio em cada situação. 

No caso dos clientes que não partilham parcial ou totalmente dos nossos valores sociais, éticos e ambientais, esforçamos-mos ainda mais para passar a nossa mensagem e para que percebam os benefícios para si mesmos e para os seus negócios, mas também para as comunidades em que se inserem e para o mundo.