CRIATIVIDADE QUE SE CALÇA
Criatividade que se calça
Três mentes criativas juntam-se e criam uma marca que se destaca pela sua irreverência e carácter disruptivo no universo do calçado feminino. São peças únicas, inusitadas, versáteis, sensuais e irresistíveis. É o savoir-fair dos mestres do calçado português que se une à criatividade, transformando-se num produto de puro desejo.
A Friendly Fire nasce em 2015, cresce e quer atingir o seu potencial máximo, não apenas porque sabe que tem qualidade e meios para isso, mas porque acredita que possui um produto de qualidade que merece destacar-se não apenas no mercado nacional, mas também além-fronteiras. Mas, como fazer uma marca crescer quando estamos no meio de uma pandemia à escala global?
WHAT WE DID
Gestão de Redes Sociais
Assessoria e Consultoria em Comunicação
Fotografia e Vídeo
Campanhas de Marketing Digital
Dar corda aos sapatos durante uma pandemia
Estamos em plena pandemia, o mercado do retalho reajusta-se e percebe que a melhor forma de ultrapassar a barreira entre eles e o cliente é mudar os paradigmas das vendas e apostar no online mas, como é que uma marca que se habituou a vender por canais físicos e que utilizava as Redes Sociais como uma ferramenta de promoção simples e não como um meio de venda assumido, consegue vencer num mundo tão “inóspito e selvagem” como o mercado online?
A Friendly Fire tem uma presença confortável nas Redes, no entanto, perceberam que havia algo que impedia a marca de aumentar as suas vendas acrescentando, ainda, o tempo que não tinham para despender a gerir as redes e ainda os custos associados a essa tarefa. É aqui que a Plataforma entra, aperta os atacadores da mudança e dá corda ao sapato!
O segredo está em calçar o número certo
Quando abraçamos um projeto sabemos que a visão da marca é o mais importante, é isso que a distingue das restantes e com a Friendly Fire não foi diferente. Estamos a falar de uma marca que tem e conta uma história muito própria, com uma estética vincada e que sabíamos estar a funcionar muito bem no seu mercado. A nossa intervenção começou por conhecer a fundo a marca, perceber o que queriam contar, entender a origem da inspiração e compreender o caminho de futuro que queriam seguir, porque a sua ambição não passa apenas por vender mais no online e cumprir as suas metas comercias, o desejo é também o do reconhecimento. Mas, porque não estavam a conseguir otimizar os seus recursos no online?
Este foi o ponto de partida para a nossa caminhada com a Friendly Fire. Começámos por delinear um plano estruturado de Marketing e Comunicação, num estudo que nos permitiu perceber com exatidão para quem estávamos a comunicar e como o deveríamos fazer. Conseguimos reorganizar as peças desta máquina e afinar o seu mecanismo. Redefinimos a segmentação da marca, o seu posicionamento, apontámos ligeiras mudanças na linguagem e, principalmente, definimos com exatidão o nosso target, num conjunto de passos calculados com exatidão.
Encontrar o par perfeito
Durante os últimos meses verificou-se uma mudança tremenda no digital, muito devido ao elevado número de marcas que perceberam o seu potencial, o que se traduziu num conjunto de alterações feitas pelas redes e que obrigaram os gestores a redefinirem as suas ações, muitas vezes ao longo das campanhas, em reajustes constantes com vista à otimização dos seus anúncios.
Percebeu-se que não bastava apenas uma imagem cativante aliada a um copy perfeito, havia todo o trabalho de backoffice que tinha de ser feito com precisão para se poder obter resultados que fossem ao encontro dos objetivos das campanhas.
Quando gerimos uma rede social, sabemos que existem objetivos diferentes em cada campanha que acompanham as ambições da marca num determinado momento, ou seja, há alturas em que o foco é crescer nas redes, outras vezes em que a intenção da marca é vender. O segredo está em conseguir balancear estes momentos sem que o foco esteja apenas voltado para um em específico. Esse é um exercício que exige uma sinergia perfeita entre designers, copywriters e gestores de redes.
Resultados com pés e cabeça
Na Plataforma sabemos que não existe uma fórmula perfeita para a Gestão de Redes, até porque este é um mundo em constante mudança. O que sabemos é que este é um meio que veio para ficar e o melhor é estarmos a par das suas mudanças, acompanhando as tendências e percebendo a cada momento as alterações de algoritmo que vão acontecendo. Esse exercício permite que consigamos obter resultados muito interessantes, como o crescimento de 133% nas vendas online da Friendly Fire no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo de 2020 e um crescimento mensal de 25%, no último semestre, sendo que o caminho apenas agora começou a ser trilhado, mas temos a certeza de que estamos a calçar o par de sapatos certo!
+133%
Crescimento no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o período homólogo de 2020
+25%
Crescimento médio mensal em vendas online no último semestre
+350k
Número de pessoas alcançadas nas redes sociais não-orgânicamente