DESIGN QUE SE APRECIA
Três irmãos e um projeto
Quando o Ricardo, o Diogo e o Luís chegaram à Plataforma traziam a ideia de criar uma marca que corporizasse tudo aquilo que eles queriam para os seus produtos mas que, ao mesmo tempo, conseguisse entrar num mercado tão competitivo como o da decoração, sendo que não se ficavam por aqui – esta marca tinha de ser direcionada para trabalhar o mercado internacional.
Como devem calcular o desafio era mesmo muito grande. Recapitulando:
- Criar uma marca de raiz: uma marca para operar no mercado da decoração; uma marca para funcionar sobretudo no mercado internacional; uma marca que se diferenciasse de todas as outras.
WHAT WE DID
Identidade Visual
Packaging
Estratégia de Marketing
Plano de Comunicação
Gestão de Redes Sociais
Loja Online
Que comece a estratégia!
Porque já os conhecermos de outros projetos, sabíamos que ambição e vontade de trabalhar não iriam faltar aos irmãos mas, estariam eles prontos para desenvolver uma marca que viva para além dos produtos? Depois das primeiras conversas percebemos que sim, que queriam uma marca que viva para além do produto A ou B e em que as pessoas possam confiar.
Num mercado tão competitivo como é o da decoração, sabíamos que a palavra chave era: diferenciação!
Começámos por mergulhar profundamente no mercado da decoração. A nossa equipa de estratégia analisou relatórios, pesquisou a concorrência, revisou comportamentos do consumidor (hábitos de compra, tendências do mercado, desejos do consumidor), sendo que, sobretudo, falámos com os promotores da marca.
Foram várias as reuniões que encetamos com os irmãos, para percebermos como viam os seus produtos, qual o relacionamento que ambicionam com os clientes, discutimos sobre a forma como o mercado da decoração tem evoluído e quais as tendências atuais, embrenhamo-nos, não apenas nas questões práticas da marca, mas nas emoções dos seus criadores. Entretanto, houve um dia em que, no final de mais uma reunião, todos os que estávamos naquela sala chegámos à conclusão que a nova marca não venderia apenas peças de decoração. Todos sentimos que tínhamos um caminho diferente para fazer.
Depois das diversas reuniões com os clientes era hora de nós, na agência, colocarmos no papel as múltiplas ideias que já vinham fervilhando, sempre com uma questão na cabeça, como fazer para nos diferenciarmos da concorrência?
Depois de muitos brainstormings chegámos a algumas conclusões:
– Esta, tinha de ser uma marca com um posicionamento diferente – Só assim conseguiríamos que ela se destacasse da concorrência.
– Era necessário criar produtos com personalidade própria e que perdurassem no tempo fazendo parte da vida das pessoas;
– Era importante passar a preocupação ambiental demonstrada pelos sócios, não só pela escolha de materiais e durabilidade dos mesmos, como também pelas opções de packaging e pelas normas por eles estabelecidas para o processo de produção.
Finalmente o mote estava dado – A nova marca não iria vender peças de decoração! A nova marca irá vender sentimentos e vivências. As peças de decoração fazem parte dos melhores momentos que vivemos, elas são objetos com vida que podem fazer toda a diferença.
Desenvolvimento criativo – a capacidade de projetar numa estética visual todos os valores da marca no mercado da decoração
A primeira tarefa foi encontrar um nome que traduzisse tudo aquilo que se pretendia: humanizar a marca através de uma experiência próxima com o seu público. Voltámos às análises de mercado, às reuniões internas, aos brainstormings, analisando cada ideia ao detalhe, atendendo a cada pró e cada contra.
Queríamos que a experiência dos consumidores da marca fosse memorável e sabíamos que, para isso, teríamos de aliar a estética verbal à visual, cativando as pessoas e gerando um envolvimento positivo das mesmas.
Depois de muitas ideias, percebemos que ‘Wallthentic’ era a designação que melhor assentava nos valores da marca e a que melhor se traduzia no impacto que ela quer ter na vida das pessoas. Foi então que tudo se juntou em perfeita harmonia: a referência a onde os produtos podem ser colocados, a finalidade dos mesmos, os princípios da marca e o valor acrescentado da mesma.
Partindo dos insights de que a Wallthentic é muito mais do que uma marca de decoração, uma vez que representa uma forma de as pessoas se exprimirem e puderem passar um pouco da sua personalidade e essência para a sua casa, começámos a trabalhar o slogan da marca. De que forma poderíamos traduzir em palavras as sensações que a marca transmitia? Obviamente, que essa tradução tinha de estar em sintonia com tudo aquilo que a marca representa, ou seja, a sua identidade em consonância com o público para quem a marca quer comunicar.
Depois de algumas trocas de ideias, parámos para refletir nas opções que tínhamos em cima da mesa, compreendemos que nada funcionaria melhor do que “Gathering Feelings”, pois é isso mesmo a que a marca se propõe, a reunir, a unir sentimentos, aquando dos momentos de convívio entre amigos e/ou família, em casa.
A história começou a desenrolar-se.
Batizada a marca e associado o seu “grito de guerra”, era chegada a altura de lhe dar um rosto. Passámos para a fase criativa do design.
Qual a melhor maneira de mostrar a autenticidade e diferenciação da marca do que baseando-a na tridimensionalidade dos espaços em que os produtos são utilizados? Começamos com um grafismo 2D e, à medida que os esboços se tornavam mais reais, transformámo-los numa identidade visual 3D, conseguida para ser aplicada em todos os elementos da marca.
Sendo a Wallthentic uma marca de comercialização inteiramente digital, o processo de branding estendeu-se à aplicação num packaging funcional, mas diferenciador, que nos deixa ansiosos por abrir e colocar a peça na parede.
Já sabíamos o que caracterizava e, simultaneamente, diferenciava a marca. Estávamos a começar a conhecer a sua identidade visual. Era hora de reforçarmos o projeto com o desenvolvimento de uma narrativa transparente e próxima, que leve o público-alvo ao interesse, à identificação, ao engajamento. Ah, e porque a marca comercializa para a Europa, tínhamos de pensar tudo em inglês!
Pusemos à prova as nossas capacidades de storytelling e o resultado foi uma narrativa envolvente, capaz de ser transversal a toda a comunicação da marca:
“A história de Wallthentic é muito simples. Nasceu do sonho de três rapazes, irmãos, unidos não só pelo nosso DNA, mas também pelas nossas ambições. Quando estávamos juntos nas reuniões familiares normais na casa dos nossos pais, ou mesmo nos nossos lares, sempre sentimos que faltava algo nesses espaços. Os sentimentos que realmente importam estavam lá, as pessoas, a amizade, a risada, tudo estava lá, mas, algo não estava certo, o espaço não era o reflexo de quem estava nele. E, num momento “claro”, a Wallthentic nasce. Num piscar de olhos a criatividade despontou e passámos a desenhar e a fazer peças de decoração, modernas e irreverentes, acessíveis a todos, que pudessem fazer parte das memórias e encontros de todos aqueles que sentem as suas casas como extensões da sua personalidades, da das suas famílias e dos seus amigos, porque acreditamos que uma parede deve ser tão autêntica quanto aqueles que vivem com ela.”
Como o trabalho passava pelo desenvolvimento de todos os suportes, e sendo que uma das partes mais importantes do negócio é a presença no online, a nossa preocupação com o e-commerce foi enorme.
Cada website desenvolvido pela nossa equipa comunica uma história própria e o da Wallthentic tinha tanto para contar! Pusemos mãos à obra e o resultado foi uma solução de e-commerce intuitiva, onde o consumidor consegue adquirir as peças de decoração com que se identifica, numa experiência envolvente, conveniente e rápida.
A loja online desenvolvida envolve as pessoas nesta capacidade que a marca tem de as levar a serem autênticas com os outros (e consigo mesmas) através da decoração de interiores, algo que é amplamente estimado e cada vez mais universal, e do melhor aproveitamento dos espaços e do tempo que nele passamos.
3, 2, 1, Go! – Ok só falta a definição da estratégia de presença no digital
Tendo por base as estratégias de marketing e comunicação desenvolvidas aquando do início do projeto agência, focámo-nos na presença em três redes sociais: Facebook, Instagram e Pinterest.
Com a narrativa já estabelecida, começámos a traçar o caminho que queríamos fazer em conjunto com os proprietários da marca no mundo digital.
Definimos um plano de ação exclusivo para envolver o público-alvo, identificámos táticas de campanha e começámos a conquistar leads.
Então, alimentámos os diferentes canais com conteúdo relevante e oportuno. Hoje, mantemo-nos focados em ajudar a aumentar a afinidade da marca, a comunidade que se está a criar, os sentimentos de confiança e lealdade do público e, consequentemente, as vendas destes produtos tão diferentes!