UMA IDENTIDADE ECOLÓGICA
PEGADA ZERO
A sustentabilidade tem a cor verde
WHAT WE DID
Identidade Visual
Elementos Gráficos
Website
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O apelo à consciencialização ecológica não é uma questão moderna, nem o conceito de sustentabilidade é novo, no entanto, a urgência na mudança de atitudes é premente e o axioma que se impõe é o de que não há planeta B, ou seja, não temos um planeta alternativo para as próximas gerações, pelo que é vital que sejam tomadas ações concertadas e efetivas em prol da sustentabilidade ecológica, sob pena de condenarmos o planeta à extinção.
São diversos os organismos que atuam com a finalidade de criarem soluções ou planearem ações com o objetivo de se mudar o rumo através da mudança de atitudes e comportamentos. A defesa das nossas florestas e dos nossos mares, a aposta em projetos que visem a conservação de ecossistemas, a criação de programas que procuram mudar e consciencializar mentes, são ações que dão o mote a esta mudança que se exige de todos.
A Pegada Zero nasce com o propósito de contribuir para essa mudança, agindo de forma efetiva, direta e eficiente na compensação de emissões de CO2 através da gestão das florestas no seu todo, criando, cuidando e desenvolvendo estes recursos de uma forma sustentável, consciente e duradoura, sendo parte ativa nesta mudança em conjunto com parceiros que partilham desta visão.
O apelo à consciencialização ecológica não é uma questão moderna, nem o conceito de sustentabilidade é novo, no entanto, a urgência na mudança de atitudes é premente e o axioma que se impõe é o de que não há planeta B, ou seja, não temos um planeta alternativo para as próximas gerações, pelo que é vital que sejam tomadas ações concertadas e efetivas em prol da sustentabilidade ecológica, sob pena de condenarmos o planeta à extinção.
São diversos os organismos que atuam com a finalidade de criarem soluções ou planearem ações com o objetivo de se mudar o rumo através da mudança de atitudes e comportamentos. A defesa das nossas florestas e dos nossos mares, a aposta em projetos que visem a conservação de ecossistemas, a criação de programas que procuram mudar e consciencializar mentes, são ações que dão o mote a esta mudança que se exige de todos.
A Pegada Zero nasce com o propósito de contribuir para essa mudança, agindo de forma efetiva, direta e eficiente na compensação de emissões de CO2 através da gestão das florestas no seu todo, criando, cuidando e desenvolvendo estes recursos de uma forma sustentável, consciente e duradoura, sendo parte ativa nesta mudança em conjunto com parceiros que partilham desta visão.
Sabíamos que este não era um projeto como os demais. Na Plataforma temos um carinho especial por projetos cujas visão, missão e valores vão ao encontro de um planeta mais verde e um futuro mais sustentável. Quando nos envolvemos com a Pegada Zero, percebemos, de imediato, qual a mensagem que queríamos fazer passar, e o modus operandi estava no nosso ADN, não vivêssemos nós, em parte, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, sentindo na pele a urgência de ações como as que esta organização se propõe.
Enquanto Agência Criativa de Comunicação, Design e Marketing, esta era uma oportunidade de colocarmos em prática os nossos princípios e conhecimentos em Marketing Verde, não apenas porque se tem vindo a tornar uma exigência em prol da defesa do nosso planeta, mas porque seriam os seus pressupostos que deveriam ser aplicados na criação de uma estratégia de comunicação e marketing eficaz, que cumprisse todos os objetivos a que a Pegada Zero se propõe.
Ser-se sustentável não é apenas uma moda. Não é apenas um desígnio da Geração Z, que vê na defesa do ambiente e na demanda por um planeta mais sustentável, a sua principal luta. A criação e adaptação da filosofia das marcas a uma visão mais ecológica é uma necessidade, se não, uma obrigação, e o Marketing Verde surge como um auxiliar na implementação de estratégias que demonstrem o posicionamento dos negócios em relação a esta nova ordem mundial.
O Marketing Verde é uma estratégia de Marketing que se foca na implementação de ações que beneficie o ambiente, seja na produção, no operacional ou na divulgação do produto ou serviço. De uma forma muito lata, o Marketing Verde consiste em “vender” a imagem de que um negócio não tem apenas uma consciência ecológica, mas também, e acima de tudo, uma atitude real de transformação e responsabilidade ambiental, social, cultural e económica.
A Pegada Zero é uma empresa que se propõe a ajudar outros negócios a adquirirem o estatuto de empresa com Pegada Zero Certificada, através de um processo rigoroso e controlado.
Sabíamos que este não era um projeto como os demais. Na Plataforma temos um carinho especial por projetos cujas visão, missão e valores vão ao encontro de um planeta mais verde e um futuro mais sustentável. Quando nos envolvemos com a Pegada Zero, percebemos, de imediato, qual a mensagem que queríamos fazer passar, e o modus operandi estava no nosso ADN, não vivêssemos nós, em parte, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, sentindo na pele a urgência de ações como as que esta organização se propõe.
Enquanto Agência Criativa de Comunicação, Design e Marketing, esta era uma oportunidade de colocarmos em prática os nossos princípios e conhecimentos em Marketing Verde, não apenas porque se tem vindo a tornar uma exigência em prol da defesa do nosso planeta, mas porque seriam os seus pressupostos que deveriam ser aplicados na criação de uma estratégia de comunicação e marketing eficaz, que cumprisse todos os objetivos a que a Pegada Zero se propõe.
Ser-se sustentável não é apenas uma moda. Não é apenas um desígnio da Geração Z, que vê na defesa do ambiente e na demanda por um planeta mais sustentável, a sua principal luta. A criação e adaptação da filosofia das marcas a uma visão mais ecológica é uma necessidade, se não, uma obrigação, e o Marketing Verde surge como um auxiliar na implementação de estratégias que demonstrem o posicionamento dos negócios em relação a esta nova ordem mundial.
O Marketing Verde é uma estratégia de Marketing que se foca na implementação de ações que beneficie o ambiente, seja na produção, no operacional ou na divulgação do produto ou serviço. De uma forma muito lata, o Marketing Verde consiste em “vender” a imagem de que um negócio não tem apenas uma consciência ecológica, mas também, e acima de tudo, uma atitude real de transformação e responsabilidade ambiental, social, cultural e económica.
A Pegada Zero é uma empresa que se propõe a ajudar outros negócios a adquirirem o estatuto de empresa com Pegada Zero Certificada, através de um processo rigoroso e controlado.
Transmitir o espírito da marca nos seus meios de comunicação era essencial para que o recetor percebesse o posicionamento da Pegada Zero. Foi com base na sua visão, missão e valores que criámos um conjunto de ferramentas que permitem a esta empresa apresentar os seus serviços.
Seguindo os princípios do Marketing Verde, criámos uma linguagem visual que se refletisse, logo no imediato, na sua Logomarca, que resultou num conjunto que reúne um ícone marcante a uma tipografia marcante, ambos com a mesma mensagem. Esta é uma Logomarca que representa, de forma evidente, a área de intervenção da marca: a floresta. Aqui procurámos criar um quadro representativo deste ecossistema, fechado numa forma oval, que nos remete ao número zero, cujas bases representam estabilidade, simbolizando, não apenas a ideia de continuidade e comunidade, mas também, de foco de intervenção, numa alusão direta à necessidade de preservação das florestas. Os diferentes tons de verde simbolizam a natureza nas suas diferentes variantes e a tipografia de linhas marcadas garante força à Logomarca.
Transmitir o espírito da marca nos seus meios de comunicação era essencial para que o recetor percebesse o posicionamento da Pegada Zero. Foi com base na sua visão, missão e valores que criámos um conjunto de ferramentas que permitem a esta empresa apresentar os seus serviços.
Seguindo os princípios do Marketing Verde, criámos uma linguagem visual que se refletisse, logo no imediato, na sua Logomarca, que resultou num conjunto que reúne um ícone marcante a uma tipografia marcante, ambos com a mesma mensagem. Esta é uma Logomarca que representa, de forma evidente, a área de intervenção da marca: a floresta. Aqui procurámos criar um quadro representativo deste ecossistema, fechado numa forma oval, que nos remete ao número zero, cujas bases representam estabilidade, simbolizando, não apenas a ideia de continuidade e comunidade, mas também, de foco de intervenção, numa alusão direta à necessidade de preservação das florestas. Os diferentes tons de verde simbolizam a natureza nas suas diferentes variantes e a tipografia de linhas marcadas garante força à Logomarca.
Sabemos, no entanto, que ainda existem meios tradicionais, e que estes são importantes na promoção de uma marca, mas sabemos também que é possível utilizar esses meios de uma forma consciente e sustentável, como é o caso dos panfletos ou brochuras. A marca necessitava de recorrer a estes meios na sua promoção exterior, como é o caso das feiras, no entanto, temos consciência que “à mulher de César não basta sê-lo, há que parecê-lo”, assim sendo, foi desenhada uma brochura, pensada para ser utilizada como meio físico e também digital, sendo que os materiais utilizados na brochura a ser distribuída por meio físico, são reciclados e recicláveis.
Também neste meio de comunicação, procurámos garantir que os princípios pelos quais a marca se rege estão bem identificados e são facilmente percebidos, reunindo um conjunto de informação visual e escrita que são reflexo dos seus serviços enquanto negócio e dos seus princípios enquanto marca.
Sabemos, no entanto, que ainda existem meios tradicionais, e que estes são importantes na promoção de uma marca, mas sabemos também que é possível utilizar esses meios de uma forma consciente e sustentável, como é o caso dos panfletos ou brochuras. A marca necessitava de recorrer a estes meios na sua promoção exterior, como é o caso das feiras, no entanto, temos consciência que “à mulher de César não basta sê-lo, há que parecê-lo”, assim sendo, foi desenhada uma brochura, pensada para ser utilizada como meio físico e também digital, sendo que os materiais utilizados na brochura a ser distribuída por meio físico, são reciclados e recicláveis.
Também neste meio de comunicação, procurámos garantir que os princípios pelos quais a marca se rege estão bem identificados e são facilmente percebidos, reunindo um conjunto de informação visual e escrita que são reflexo dos seus serviços enquanto negócio e dos seus princípios enquanto marca.