Todos nós somos loucos por boas histórias! É algo que nos é intrínseco! Aquilo que hoje gostamos de designar por ‘storytelling’ não é uma moda passageira, na verdade, ela existe desde o início da humanidade. Por quê? Talvez seja porque a narração nos permite digerir e até assimilar grandes quantidades de informações, por vezes até complexas, com relativa facilidade e rapidez. Ou talvez seja porque ela nos ajuda a perceber e identificar padrões ou porque simplesmente mexem connosco a nível emocional, fazendo com que nos identifiquemos e não esqueçamos aquela história em específico.

Independentemente disso, as histórias perduram ao longo do tempo, onde quer que seja, mas por que é que o storytelling é tão importante no marketing? Qual é a sua relação com as marcas e o crescente e-commerce?

Quando pensamos nas campanhas de marketing mais influentes ou nas marcas de maior sucesso não nos surpreendemos com o facto de elas venderem histórias, muito mais do que qualidades ou benefícios dos próprios produtos/serviços.

Se contar histórias é, cada vez mais, a ferramenta mais poderosa da comunicação, então é inevitável que os melhores contadores de histórias se destaquem.

No entanto, os dias em que consumidores aceitavam ingenuamente qualquer história utilizada para marketing já passaram. O mercado atual, e principalmente o digital, é ativamente curioso. Os consumidores anseiam por histórias que realmente mexam com eles, que cheguem aos seus corações… e o segredo para isso é uma história bem contada, criada sempre com autenticidade, a partir de uma paixão genuína.

Num mercado cada vez mais competitivo e, consequentemente, barulhento, conseguir ser autêntico, mas, mais importante que isso, saber comunicá-lo, é crucial. O mero ato de contar uma história não é – nem pode ser – uma artimanha para transformar um produto medíocre em algo de grande sucesso. Em vez disso, a narração de histórias tem de ser realizada quase como uma decomposição das paixões e motivações que orientam o seu trabalho, dos aspectos mais interessantes da sua marca ou das qualidades mais relevantes do produto. O entusiasmo sincero, quando bem contado, é positivamente contagiante!